sábado, 31 de julho de 2010

Receitinha!!!


A receita de hoje é típica da Serra do Mar Paranaense, surgiu há mais de 200 anos. O nome vem da expressão "barrear" a panela, ou seja, vedar a tampa com um pirão de farinha de mandioca para evitar que o vapor escape.

Barreado

4 tomates picados sem sementes picados
4 cebolas cortadas em 4 partes
3 folhas de louro
cominho em pó e sal a gosto
1 pimenta malagueta picada
1 maço de cheiro verde picado
2kg de alcatra em cubos médios
1kg de patinho em cubos médios
1/2kg de toucinho em cubos médios
1/2 xícara de vinagre pra regar
1/2 xícara de azeite para regar
Farinha de mandioca para barrear

Preparo:
Em uma tigela,misture o tomate, a cebola, o louro , o sal e o cominho, a pimenta e o cheiro verde. Em uma panela de barro ou de pedra que possa ir a mesa, alterne as camadas de alcatra, patinho, tempero e toucinho. Regue com o vinagre e o azeite. Tampe a panela e leve à geladeira por 12 horas pra descansar. Faça uma pasta com farinha de mandioca e água e tampe a panela, apertando bem para fechar. Leve ao fogo baixo e cozinhe por 4 horas. Sirva em seguida.

Pode ter como acompanhamentos: arroz branco, farinha de mandioca, banana e pimenta malagueta.

Curiosidade:

Os caboclos do litoral do Paraná comiam este prato nas festas do entrudo, que antecediam o carnaval. Depois foi incorporado as festas religiosas de Morretes e Antonina. Diz a lenda que os caboclos dançavam sem parar durante a festa. Quando não aguentavam mais, comiam barreado e voltavam à farra ainda mais animados.

Espero que gostem, Beijos


Retirada da Revistinha Guia da Cozinha- Abril/2009.

2 comentários:

  1. Olá Ana Paula, vim te agradecer os sinceros elogios, do qual você se referiu ao meu tapete, gostei da sugestão do barreado, qualquer final de semana que eu for para o rancho vou fazer no fogão a lenha

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana Paula!
    parabéns pelo blog. Esta receita de barreado dá água na boca. Gosto de coisas desse tipo mas não me etrevo a fazer rsrsrs Quem me dera.
    Bj

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário